Vinho Petrus 2000: do espaço para leilão

Vinho Petrus 2000 – do espaço para leilão! Uma garrafa deste vinho francês, que esteve a bordo da Estação Espacial Internacional durante 14 meses, irá ser leiloada pela Christie’s.

Tendo em conta o extenso processo de envelhecimento, o vinho apresenta, deste modo, um sabor complexo e peculiar. Sendo assim e à primeira vista, reflete diferenças significativas da versão envelhecida em Terra.

Para além da garrafa, a venda do Petrus 2000 virá acompanhada de um cofre de armazenamento, mecanizado e ornamentado por uma casa de artes parisiense. Neste caso particular, a empresa responsável – Les Ateliers Victor  (fundada em 2014), incluirá também um conjunto de taças de vinho, um decantador e um saca-rolhas..

Destinado a apoiar missões espaciais

Consequentemente, os rendimentos da venda do Petrus 2000 servirão para apoiar a futuras missões espaciais WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer).

Neste sentido, este telescópio espacial da NASA tem como missão,  por exemplo, dedicar-se ao desenvolvimento da agricultura para lá do planeta Terra.

De realçar que o preço do leilão do Petrus 2000 tem uma base de licitação de, aproximadamente, 1 milhão de dólares.

Christie’s – a arte de leiloar com mais de 200 anos

Antes de tudo, a Christie’s  foi fundada em 1766 por James Christie e é uma das empresas de arte mais importantes e influentes do Mundo.

Com o passar do tempo, a empresa conquistou uma rápida reputação entre as casas leiloeiras britânicas, nos anos que se seguiram à Revolução Francesa. Acima de tudo, no que concerne ao comércio de obras de arte – inclusive muitas consideradas património cultural da humanidade.

Assim, desde trabalhos emblemáticos de nomes como Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Leonardo Da Vinci, entre outros, a empresa britânica é lendária neste ramo.

Neste momento, é a vez desta garrafa de vinho (que já ‘viveu’ uma aventura desejada por mais de meio mundo) entrar na história de leilões da Christie’s. Em conclusão, dá a impressão de que tudo e todos podem ter o seu momento de fama e glória!

Com esta garrafa de Petrus 2000 não foi diferente e viaja, desta vez, do espaço para leilão.