Protect Our Future Too

Leishmaniose em debate em formato Podcast

Os animais de estimação têm uma grande importância na nossa vida. No entanto, nem sempre damos a devida atenção aos efeitos externos que os afeta.

Atualmente, uma das doenças que mais cresceu devido às alterações climáticas foi a leishmaniose.

Protect Our Future Too

Com o propósito de sensibilizar a população sobre o conceito de ‘Uma Só Saúde’, a MSD Animal Health criou uma série de podcasts sobre a saúde animal, humana e ambiental- a ‘Protect Our Future Too’.

Neste sentido, o tema do 2º episódio será a leishmaniose. Ao passo que, antigamente as estações do ano estavam muito bem demarcadas no nosso calendário, atualmente isso já não é visível. Desta forma, as consequências são muitas. Por exemplo, o inseto responsável pela leishmaniose tem neste momento muito mais tempo de atividade o que lhe permite colonizar novas áreas.

Apesar da existência de vacinas e produtos repelentes contra estes insetos, a leishmaniose continua uma doença grave a nível global.

Por esta razão, foram convidados para os podcasts vários especialistas em medicina. Podemos contar com a presença de Medicina Veterinária, Medicina Humana e Investigação na área ambiental.

E porque? Porque os animais, as pessoas e o ambiente vivem todos interligadas e por isso é necessário ter em conta os zoonoses e doenças infecciosas que estão inter-relacionadas.

Assim, a campanha “Protect Our Future Too” tem como objetivo a sensibilização da população a fim de proteger a saúde pública e o bem-estar global. É necessário ter consciência das alterações das estações do ano, mas também das transformações nos animais de companhia e na sua relação entre o seu tutor.