As mulheres, hoje em dia, felizmente cada vez mais ocupam lugares de destaque na gestão de marketing de empresas de setores tão distintos como: serviços de lar, saúde, beleza e bem estar.
Em menor medida, o elemento feminino dá igualmente cartas na gestão de liderança nos setores: financeiro, alimentar, lazer, retalho, automóvel, e tecnologia/telecomunicações.
Estudos mostram a liderança crescente, das mulheres na liderança empresarial
Segundo um estudo da Escolha do Consumidor, vem confirmar que o índice de satisfação dos consumidores com algumas marcas de cada um destes setores, há uma correlação entre os mesmos, o sucesso e a liderança feminina.
Ao ser analisado um estudo recente da Escolha do Consumidor conclui-se que os serviços que mais possuem profissionais do sexo Feminino no que toca a gestão de marketing são: saúde, beleza, e bem estar. Com 25% e 20% de ocupação feminina.
Abaixo apresentamos a percentagem de ocupação de mulheres, noutros setores:
- Financeiro (16%)
- Alimentar (9%)
- Lazer (9%)
- Retalho (9%)
- Automóvel (7%)
- Tecnologia/Telecomunicações (2%)
Após reunir vários dados, e depois de ter avaliado 964 marcas dos setores mencionados acima, podemos concluir que as marcas cuja gestão de marketing é liderada por mulheres apresentam índices de satisfação superiores ás marcas lideradas por homens, nos setores financeiro, retalho, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia/telecomunicações.
O oposto acontece quando falamos de setores alimentar, automóvel, onde a taxa de satisfação é maior quando falamos de homens.
Ao falarmos de produtos e serviços para o lar, podemos constatar que há um empate.
Segundo um relatório da Women Business Owner Spotlight do Bank of America mostra que as mulheres são mais versáteis no que toca a mudanças tecnológicas.
Uma notável adaptação é por exemplo nos pagamentos móveis, com as mulheres a terem muito melhor capacidade de adaptação do que os homens. Como tal 33% das mulheres gestoras usam um dispositivo móvel para processar transações financeiras digitais, bem como apenas 26% dos homens.
No que toca a acompanhar as atualizações da social media por dispositivos móveis:
- 44 % das mulheres
- 33% dos homens
Para finalizar 42% das mulheres entrevistadas disseram que usam pelo menos uma tecnologia avançada, tais como:
- IOT
- Impressão 3D
- Realidade Virtual
O objetivo deste artigo, não é de todo ferir suscetibilidades, mas sim parabenizar todas as mulheres, por toda, e tremenda evolução nos últimos anos.