Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:50651 Library:50528 in /home/wh47dhg0/mafiapipi.com/wp-includes/wp-db.php on line 1753
Minisom dá 6 conselhos para proteger a saúde auditiva relativamente à exposição à Música e ao ruído - Máfia Pipi

Minisom dá 6 conselhos para proteger a saúde auditiva relativamente à exposição à Música e ao ruído

Nos dias de hoje, o ruído é uma caraterística da vida quotidiana. Com o aumento das áreas urbanas e as mudanças de hábito na vida das pessoas, a possibilidade de ouvir música constantemente, o ruído está constantemente presente, seja no emprego, na rua ou mesmo quando estamos em casa a ouvir música com fones nos ouvidos.

Segundo o grupo de investigadores que elaboraram o estudo “Coping the noise: Consesus Paper on the effects of noise in the world” afirmam, a partir de vários estudos, que o ruído pode ser prejudicial à audição, na medida que pode desencadear alterações de humor, ansiedade, entre outras perturbações psicológicas. Para fundamentação ao estudo realizado, foi feita uma pesquisa internacional realizada pela GFK Eurisko com base nas respostas de 8.800 pessoas de 47 cidades em 11 países, sobretudo Itália, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Portugal, Estados Unidos da América e Nova Zelândia.1

Para além disso, o documento “Consesus Paper” demonstra que cada pessoa lida com o ruído de maneiras diferentes e em diferentes graus.

MÚSICA: ATÉ ONDE É UM RISCO PARA A SAÚDE AUDITIVA?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que mais de 1 bilhão de pessoas entre os 12 e os 35 anos, possam correr o risco de perder a audição devido à exposição em excesso à música alta.

Segundo estimativas da OMS, 5% da população mundial, aproximadamente 466 milhões de pessoas, possui deficiências auditivas consideráveis.

Nas últimas décadas, os jovens têm vindo a adquirir, cada vez mais, o hábito de ouvir música através do uso de fones nos ouvidos. Este fenómeno, aumentou sobretudo, a partir dos anos 2000, principalmente, em cerca de 90% dos jovens entre os 12 e os 19 anos, onde metade admite ouvir música num volume alto.

De acordo com alguns especialistas em saúde auditiva, a presenta a um elevado número de decibéis pode trazer consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis.

Mas o ruído não está presente somente na música. Como havia sido mencionado anteriormente, com a urbanização a taxa de ruído teve um crescimento exponencial.

Nesse sentido, a Minisom apresenta alguns conselhos para prevenir uma presenta alta a grandes volumes de barulho.

  1. Utilizar protetores auriculares

Consegue-se desfrutar da música na mesma, sem distorção e sem perda de qualidade, uma vez que o som dos instrumentos pode alcançar facilmente os 100 decibéis;

  1. Vidros duplos para edifícios em ruas movimentadas
  1. Ficar longe das colunas do som

É nas saídas do som que o ruído atinge proporções maiores;

  1. Estabelecer limites de volume para música e vídeo jogos
  1. Beber água

A hidratação é fundamental, pois tem um impacto na saúde auditiva;

  1. Fazer pausas regulares

“Descansar” os ouvidos para prolongar as células que ativam o sistema auditivo.

No entanto, se após a exposição elevada ao ruído, começar a sentir zumbidos ou problemas em ouvir sons agudos, dificuldade em ouvir conversas pelo ao telemóvel, ou até mesmo em ambientes agitados e barulhentos são sinais de que podem já existir danos nos ouvidos. Nesse caso, o melhor conselho é agendar uma consulta no médico para avaliar possíveis danos auditivos.