Aciae: Do oceano para os pés

Do oceano para os pés

Uma empresa está a transformar resíduos plásticos deitados fora no oceano em fios para calçados recicláveis.

Trata-se de uma parceria entre a World Economic Forum’s (WEF) e a Global Plastic Action Partnership (GPAP) que juntas reuném mais de 400 organizações para construir uma economia circular e aproveitar os plásticos descartáveis.

Com o passar do tempo e para que possamos fazer as mudanças necessárias à nossa a dependência dos plásticos, os defensores da mudança continuam a enfatizar a abordagem multifacetada necessária para chegar uma solução.

As organizações de todos os setores devem trabalhar de forma criativa e rápida para reduzir a utilização de plástico virgem e de qualquer tipo de plástico.

Aciae: Pegadas eco

Na Austrália, a marca de moda Aciae trabalha de acordo com o princípio Circle to Zero, que se esforça para eliminar o desperdício em todas as etapas dos seus processos de produção e contribuir para a redução geral da poluição global por plástico. O nome da empresa significa fio em latim e refere-se à sua prática de transformar resíduos plásticos descartáveis ​​no fio que é usado para criar seus sapatos laváveis na máquina, à prova d’água e recicláveis. Os plásticos recolhidos são limpos, triturados e depois derretidos para extração. As fibras extraidas são então transformadas em fios, completando a transformação do lixo em tecido.

A Aciae trabalha com diversas organizações para obter seus fios à base de plástico, incluindo a Repreve Our Ocean, para uma linha de designs que utiliza plásticos provenientes dos oceanos. Os calçados da Aciae vêm em uma variedade de estilos e cores, todos laváveis ​​à máquina e totalmente recicláveis ​​no final da vida. Essa circularidade ajuda a Aciae a fechar o seu ciclo produtivo e a avançar em direção ao seu objetivo de atingir zero emissões de carbono até 2030.

Além de fornecer à indústria da moda um exemplo de formas de trabalhar que reduzem o desperdício, a Aciae também transforma um flagelo global em algo útil, ao mesmo tempo que diminui a dependência de materiais virgens. A marca destaca o design pela durabilidade, reparação e desmontagem, tornando a reciclagem no final da vida útil de um produto uma parte integrante da criação inicial de cada par de sapatos. Como parte do Conselho Australiano de Moda, a Aciae está a ajudar a orientar o programa do Council’s Seamless Stewardship, que busca reduzir o volume de desperdício de roupas no país.